terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010: O reflexo do estado da consciência coletiva.



Dois dias depois do 1º turno das eleições 2010 ainda estou assimilando a idéia de ter Dilma ou Serra por 04 anos ( na pior das hipóteses Serra por 8 anos), enquanto existia a possibilidade de colocarmos Marina Silva na presidência...

Demoro mais ainda pra assimilar a idéia de ver a quadrilha sarneísta em festa ao eleger Roseana... e todos seus capangas ao Senado... Câmara Federal e Assembléia Legislativa...

Antes, pensava eu... assim como muitos outros... que com "educação" o povo maranhense se rebelaria contra o domínio oligárguico e manisfestaria através das urnas essa rebeldia...

Mas depois dos acontecimentos do último dia 03, meu prognóstico para o estado do Maranhão é o pior possível... o povo se acostumou com a idéia de que "eles rouba mas faz!!!"... e cada um nesse "fazer" quer garantir é sua fatia no "bolo" ( lê-se, dinheiro da educação, saúde, segurança pública, etc)

Pela primeira vez tivemos a oportunidade de realmente realizarmos uma mudança significativa no governo... mas o povo escolheu a Barrabás...

Sim foi o povo!! No significado mais amplo da palavra... não mais a população pobre e faminta do interior do estado... ou assistidos pelo programas sociais... analfabetos e semi-analfabetos... não! Foram universitários... lideranças religiosas... lideranças estudantis... profissionais graduados e gente supostamente "esclarecida" que patrocinaram a continuidade do atraso que se encontra nosso Estado...

Me pergunto se sou injusto a criticar tais atitudes e imangino se fosse eu precisando assegurar meu emprego ou contratos... continuaria firme e resoluto em minhas convicções??? Bom... gostaria muito de mantê-las... pois não desejaria ser co-responsável pelas misérias e lástimas de milhares de compatriotas... e muito menos de ser cobrado por isso no Dia do Juízo.

Lamento que essa seja nossa realidade... lamento nossas escolhas... lamento por nosso povo... e peço a Deus que minhas necessidades não me façam abandonar meus princípios e ideais... pois teria eu neste momento fracassado como Ser.

E pra completar... imagine uma fila enorme de pessoas esperando para serem atendidas num hospital... com certeza surgirá comentários ácidos sobre o péssimo serviço público ali prestado... que terá como eco os comentários passivos de profissionais que irão reclamar das condições de trabalho e salários, justificando o mal desempenho de suas atividades naquele hospital...

E o que estes comentários tem em comum?? a crítica ao sistema de saúde e seus gerentes??? não! tem em comum que foram feitos por pessoas que usaram de seu arbítrio para eleger governantes corruptos... e foram co-responsáveis pela situação indigna de nossos hospitais... nossas ruas... nossas escolas e universidades... nossas delegacias e presídios ... nossos bairros... nossas praças... e os serviços prestados pelo setor público.

Bom.. era isso... acho que não tenho mais nada pra escrever... já tou me delongando demais para desabafar... é que eu tou meio puto mesmo com isso...

Valeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário