quarta-feira, 19 de maio de 2010

O FUNDAMENTAL E O DESNECESSÁRIO

O fundamental e o desnecessário – 2/6/2004

Recebi no meu email a seguinte historinha: “Quando a NASA começou a mandar astronautas para o espaço, rapidamente descobriu que as canetas esferográficas não escreviam em gravidade zero. Para combater este problema, os cientistas da NASA gastaram uma década e 1,2 milhões de dólares numa projeto para solucionar tal problema. Enfim desenvolveram uma caneta que escrevia em gravidade zero, de cabeça pra baixo, debaixo d´água, em qualquer superfície e a temperaturas extremas. Como os russos solucionaram o mesmo problema? Usaram um lápis.”

Isso me faz pensar na Igreja. Assim como os engenheiros da NASA, nós também temos uma missão: “Ir por todo o mundo e fazer discípulos de todas as nações”. Mas creio que gastamos mais tempo e recursos pensando e elaborando a forma (que é desnecessária) do que com a essência (que é fundamental).

Vejamos o exemplo de Moisés. Ele sabia da importância de viver o fundamental e não se importar com o desnecessário. Ele “preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar dos prazeres do pecado por algum tempo” (Hebreus 11.25). Ao ser chamado para libertar o povo de Deus do Egito, ele poderia dizer:

- Aqui do palácio eu tenho tecnologia de ponta, influência política, qualidade de vida para pensar melhor e várias outros recursos. Acho que ficar aqui vai ser mais produtivo e melhor prô meu precioso trabalho de libertar o povo de Israel.

Podia ter pensado isso, mas ele preferiu ser maltratado com o povo de Deus. Ficar no palácio de Faraó não era pecado, feio ou do diabo, mas era desnecessário. Quantas coisas nós fazemos que são desnecessárias? Muitas, mas muitas mesmo! O problema é que muitas dessas coisas tomam o lugar do que é fundamental. Aí, deixamos de fazer o essencial, o que Deus nos pediu pra fazer, pra ficar preocupados com o desnecessário.

A Bíblia é simples e nos ensina a viver o fundamental. Tem um famoso versículo que diz “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. Por ele, chego a seguinte conclusão: se eu acho que algo me falta, ou o Senhor não é o meu pastor ou eu estou querendo demais. “Ah irmão! Não é bem assim né!?” É sim. Se o Senhor é nosso pastor, nada nos falta. O problema é que estamos medindo isso pelos critérios de um mundo materialista.

Alguns crentes dizem que ter carro é fundamental e sofrer é desnecessário. Os valores estão invertidos. Jesus, Paulo, João Batista, os apóstolos e os profetas todos foram maltratados. Também foram bem-sucedidos, pois fizeram o que era fundamental. Não estou dizendo que temos que ser maltratados, mas temos que fazer o fundamental independente das conseqüências, se for ser maltratado, Glória a Deus!

E a Igreja hoje, onde se encaixa nisso tudo? Na medida que ela se preocupa mais com o desnecessário do que com o fundamental. Por exemplo, cadeiras nas Igrejas são desnecessárias. Flores e quadros na Igreja também. Placa e fachada bonita, paredes, aparelhagem de som, carpete, púlpito e templo… tudo isso é desnecessário. O que é fundamental na Igreja? Os crentes. E de toda essa lista, são os únicos que chegam e vão embora depois do culto, o resto que fica lá é desnecessário. Como disse, não é pecado ter o desnecessário. Algumas dessas coisas são até bonitas e simpáticas, mas não são fundamentais.

Fazer discípulos, ganhar almas é fundamental. Poderíamos estar fazendo isso usando atitudes. Já pensou se todas as Igrejas do mundo vendessem tudo que citei acima e transforma-se em cesta-básica, Bíblia, remédio, escola, roupa, moradia e tantas outras coisas que as pessoas precisam? Poderíamos ganhar o mundo! Mas, não é essa a primeira preocupação. Quantas igrejas em que vamos e a primeira coisa que o pastor vem nos mostrar são as obras pra ampliação do templo?


Fundamental é fazer o que Deus quer. Desnecessário é fazer o que a gente acha que precisa ser feito. Para finalizar, quero citar um texto pra que a gente medite: “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.” 2Co 11.3

Texto antigo do RiCcO da "Expedição Mochila" postado no site do Underground. Li esse texto a muito tempo e nunca mais ele saiu de minha vida... simples como o Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário